quinta-feira, 17 de maio de 2012

Boxe Chinês?



                                       San Shou/SanDa (Boxe Chinês)



               O San Shou é considerado a base real de um sistema de combate desarmado, desenvolvido através da habilidade de socos, chutes e quedas. Essa modalidade era utilizada restritamente para defesa pessoal, hoje é esporte de competição, onde dois atletas se confrontam sagrando-se campeão aquele que se destacar no combate, por meio de pontos pré-estabelecidos juntamente com um bom desempenho durante o combate.

Histórico:

O Kung Fu, durante vários séculos, foi se desenvolvendo e buscando o aprimoramento, uma vez que seus praticantes perceberam que para derrotar o inimigo deveriam não apenas ter boas armas, mas também melhorar suas capacidades físicas e suas habilidades de combate, através de intensivos treinamentos.

Dificilmente se saberá de onde vem o Kung Fu, porque o Imperador Teen Tache Gang Ti queria ser o primeiro imperador da história da China e mandou queimar a maioria dos registros de documentos históricos antecedentes a ele. Monumentos e estátuas também foram destruídos, para que a cultura chinesa começasse a partir deste imperador (evidentemento nem tudo foi destruído e muitos conseguiram esconder um ou outro documento importante). Em alguns livros encontramos referência ao Kung Fu do ano 2674 a C., onde tropas do imperador Gang Ti (também chamado de Imperador Amarelo). Tiveram que conter uma rebelião de Senhores Feudais, que queriam dividir a China entre si. As tropas do imperador venceram com uma técnica guerreira conhecida como Kung Fu.

Antigamente, na China, os estilos de Kung Fu eram extremamente fechados. Cada mestre possuía uma técnica particular de treinamento e detinha o segredo de um ou mais golpes mortais específicos de seu estilo. Esse segredo jamais era revelado, devido ao temor de que outros viessem a se assenhoras das técnicas da escola e criar defesas e contra-golpes que os neutralizassem, perdendo dessa forma o estilo, o segredo e o valor. Assim dificilmente, um mestre demonstrava em público seus conhecimentos e as academias não realizavam demonstrações. Não havia também torneios e competições de natureza esportiva. Sempre que acontecia uma luta entre praticantes de estilos diferentes, a mesma era real. Os lutadores já buscavam no primeiro golpe deixar o oponente fora de combate e o adversário era encarado como inimigo. Somente entre membros da mesma academia, quer entre professor e aluno, quer entre colegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário